segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O fim das caminhadas ?

Esta semana foi sem dúvida uma mão cheia de sentimentos contraditórios relativamente á cidade que me viu nascer e crescer, por um lado a alegria e emoção no reconhecimento da oferta da Covilhã, da qualidade das suas estruturas, da sua gente, falo do anúncio do estágio da selecção portuguesa de futebol na Covilhã. É certo e sabido que não ligo a futebol, mas um evento desta importância não podia passar-me despercebido.

Na mesma semana a triste notícia que a equipa da Camâra Municipal que organizou as caminhadas na serra da estrela vai cessar a sua colaboração com a Camâra Municipal.
O meu primeiro pensamento foi de desalento, pelas pessoas em questão, com as quais criei laços de amizade que ficarão para o resto da vida.

(Trilho do Major)

Quem me conhece sabe a paixão que sinto pela montanha, o tempo que lá passo a fotografar, no verão, no inverno, com neve ou debaixo de sol e sinceramente não me recordo de alguma vez ter visto tanta gente a caminhar por essa montanha, gente de todas as idades, e principalmente com regularidade (em 2009 o programa Caminha Covilhã brindou-nos com uma caminhada por mês) , quantas vezes durante os meus 30 e poucos anos de vida eu vi mais de 40 pessoas a caminhar pela montanha ??? que eu me lembre apenas no NeveEstrela, na caminhada nocturna organizada pelo grupo de amigos de vila de Mouros.

(Varanda dos Pastores)

Temos que reconhecer o valor que este programa Caminha Covilhã representa para o região, costumo dizer que a serra não é só a Neve e as pistas de ski , temos condições naturais para explorar que estão praticamente ao abandono ... porque não potenciar a serra como um destino de pedestrianismo ??? é certo que muito ainda há por fazer, mas o programa Caminha Covilhã parecia-me uma chama que desencadearia toda uma evolução que devidamente acautelada seria benéfica para todos nós (e para a serra da estrela obviamente).
Tenho receio que com o abandono da equipa que tantos esforços fez para levar o projecto Caminha Covilhã para bom porto, o mesmo seja condenado ao esquecimento.


(Rota das Salgadeiras)

Neste momento interrogo-me sobre qual será a intenção da Camâra Municipal ... haverá continuidade do projecto Caminha Covilhã, com a organização e qualidade a que nos habituaram?? ou será que por outro lado se vai desperdiçar todo este trabalho e deitar fora todo o conhecimento e valor aquirido ? Faz sentido apostar em trazer a Selecção durante 1 ou 2 semanas e depois deixar a montanha abandonada o resto do ano ?

É com todo o gosto que regularmente me desloco de Lisboa para a Covilhã para caminhar por essa montanha ... gostaria de o continuar a fazer no futuro ... o que pensam os meus amigos caminhantes ??? qual será a linha orientadora da Camâra Municipal da Covilhã para este assunto ?? porque não colocar a pergunta ao Presidente de Camâra ...sim.. é possível , basta ir ao site da camâra Municipal (http://www.cm-covilha.pt/) e seleccionar a opção "Deixe uma mensagem ao Presidente"



ao clicar na opção acima referida é exibido um formulário onde podemos escrever um texto que será enviado ao Presidente.


depois é aguardar pela resposta ...

Rui Madaleno (rui.madaleno@gmail.com)

1 comentário:

António Poupinho disse...

Esta notícia também a mim me deixou triste.Primeiro porque sou apaixonado pela nossa Estrela, depois porque também eu gosto de conhecer e descobrir,tantas das maravilhas que Ela encerra.As caminhadas para além do contacto com a natureza proporciona-nos o conhecer e o descobrir.Estou esperançado que Caminha Covilhã irá continuar.Um abraço